O Distrito da América Latina

A partir da fundação do IBP, em 2006, vários padres originários da América Latina se juntaram aos fundadores em Santiago do Chile e em Bogotá, na Colômbia. Eles começaram seus apostolados sob a direção do Padre Rafael Navas, falecido em 2024, primeiro superior do Instituto Bom Pastor na América Latina.

Com o desenvolvimento do Instituto, os apostolados ficaram cada vez mais organizados e estruturados, em particular, graças à abertura de novas casas no Brasil, fruto das ordenações de jovens padres brasileiros, totalmente formados no seminário do Instituto em Courtalain, França: Padre Daniel Pinheiro, que foi acolhido na arquidiocese de Brasília em 2012 e os padres Renato Coelho e Luiz Pasquotto, acolhidos na arquidiocese de São Paulo em 2013.

Em fevereiro de 2014, o Revmo. Padre Matthieu Raffray Bolivar foi nomeado superior de Distrito, para organizar o trabalho pastoral dos sacerdotes em acordo com os bispos locais e para coordenar o projeto de um futuro desenvolvimento do Instituto na América Latina. Desde o ano de 2018 o Revmo. Padre Daniel Pinheiro, superior do apostolado na arquidiocese de Brasília/DF, continua este trabalho como superior do distrito.

Atualmente, o Distrito conta com 15 sacerdotes, que residem em cinco casas, em Bogotá, Brasília, Belém, Curitiba e São Paulo, a partir das quais atendem regularmente diferentes locais de apostolado, como, por exemplo, Florianópolis, Maceió, Aracajú e Guarapuava.

Instituto Bom Pastor