Escravas Reparadoras da Sagrada Família

Site: Escravas Reparadoras da Sagrada Família (Página no Facebook)

Quem são?

As Escravas Reparadoras da Sagrada Família são uma comunidade religiosa em formação, acolhida pelo Instituto Bom Pastor em sua casa de Bogotá, tendo o objetivo de tornar-se um Instituto Religioso com gênero de vida misto, quer dizer, uma vida materialmente composta de contemplação e de ação, ou mais exatamente, de exercícios de vida contemplativa e de obras de apostolado ou de misericórdia.

O nome “Escravas Reparadoras da Sagrada Família” significa que as religiosas, ao viver em comunidade o espírito de Nazaré, procurarão transmiti-lo aos lares, segundo as palavras de São Paulo: “servi-vos uns aos outros pela caridade do Espírito” (Gal. 5, 13). Assim, serão escravas de amor umas das outras, vivendo os votos de maneira reparadora.

Qual é o seu fim?

O fim deste Instituto é a aquisição da Divina Sabedoria, ou seja, a santificação de cada membro ao modo da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, no cumprimento da vontade de Deus manifestada pela obediência.

Para alcançar esse fim, dedicarão sua vida à reparação aos Sagrados Corações de Jesus e Maria pelos pecados que se cometem cada vez mais explícita e frequentemente contra Nosso Senhor e seus mandamentos, pecados estes que destroem o seu plano divino nas almas, especialmente na base da sociedade que é a família, tão atacada pelos inimigos de Deus e da Religião.

Essa reparação se realizará por meio dos santos votos de Religião de pobreza, castidade e obediência, e pela mesma vida religiosa.

Como alcançarão essa finalidade?

Primeiramente, tomando como Regra de Vida a que foi escrita por São Luís Maria Grignon de Montfort para as Filhas da Sabedoria, com as devidas adaptações segundo o espírito do Instituto. Procurarão seguir seus conselhos e suas máximas espirituais.

Em segundo lugar, tendo como alimento e norma de vida os ensinamentos de São Francisco de Sales em sua “Introdução à Vida Devota” e no seu “Tratado do Amor de Deus”. Cultivarão, em sua espiritualidade, o perfeito abandono de si mesmas nas mãos de Deus.

Finalmente, sabendo que a santificação e salvação do lar cristão é uma empreitada sobre-humana, para a qual não se sentem dignas nem fortes o suficiente, oferecer-se-ão como Vítimas de Holocausto ao Amor Misericordioso, a exemplo de Santa Teresinha de Lisieux, suplicando ao Sagrado Coração de Jesus seu triunfo nas famílias do mundo inteiro.

Serão estes santos, depois da Sagrada Família, os seus principais patronos.

Como realizarão sua oração e seu apostolado?

Quanto à oração: Terão, diariamente, a Santa Missa no Rito Romano Tradicional, oração vocal e a mental, bem como leitura espiritual e exame de consciência. Semanalmente, confessarão seus pecados com o confessor da Comunidade, com quem terão também direção espiritual. Terão um dia de retiro mensal e viverão anualmente e de maneira especial os momentos mais importantes da Sagrada Liturgia, guardando os jejuns aconselhados pela Igreja nas Vigílias, Têmporas e Quaresma. Finalmente, farão os santos Exercícios Espirituais de Santo Inácio por 10 dias.

Quanto ao apostolado: Para ser fiéis ao espírito de seu Santo Patrono, as Escravas Reparadoras da Sagrada Família desejam ardentemente trabalhar para o reinado de Jesus por Maria e para a reparação e desagravo de seus Sagrados Corações, tanto por seu exemplo como por suas orações e sacrifícios. Com essa finalidade, dedicam-se às obras apostólicas conformes à natureza do Instituto. Por sua natureza, dedicam-se às obras de misericórdia espirituais, e , por conseguinte, o estudo permanente será parte fundamental de sua vida, tanto para a vida de oração e a formação pessoal, como para exercer o seu apostolado.

Contato

E-mail: esclavasreparadorasbogota@gmail.com
Telefone: +57 321 481 9672

Doações

Banco do Brasil
Agência 1226
Conta corrente: 68530-5
Samara Ribeiro Gasperazzo
CPF 021.602.961-98

Cuenta de Ahorros Banco Colpatria (Colombia)
a nombre de Lorena Gutiérrez
N° 4822001432

Instituto Bom Pastor